Tuesday, February 12, 2008

'es muss sein'

Ontem, no livro que estava a ler aprendi acerca do es muss sein ou do tem de ser. O es muss sein é uma parte de uma das sinfonias de Beethoven, a história por trás não é importante, mas a mensagem de onde vem este es muss sein. Todos temos um es muss sein na nossa vida, seja na relação com a vida profissional, escolar, ambiental, pessoal. Tanto faz! É uma espécie de um dever para com outro ou outra coisa.
Eu tenho um es muss sein com todas as pessoas da minha vida, importantes ou não. Desde que estejam na minha vida já a influenciam e eu a delas. O que importa é que o es muss sein difere de coisa para coisa e pessoa para pessoa. Não é o mesmo com os pais que é com o melhor amigo ou amiga.
Ontem apercebi-me que ainda existe esperança e que boas coisas acontecem a quem merece e, eventualmente, tudo melhora com uma palavra pequena ou um gesto simbólico. Ontem tive o meu es muss sein.
E quem sou eu para ensinar alguém?!