Thursday, February 19, 2009

Panóplia de cheiros!

Não sei exactamente o que é que se passou hoje pelo mundo do olfacto, mas andei extremamente desagradada e agradada durante parte do dia. Começou com a aula do ginásio às sete e meia da manhã onde, um senhor de aspecto, digamos, peculiar, se sentou na bicicleta ao meu lado porque o pedal da sua tinha rebentado. Exalava um cheiro completamente insuportável e eu tinha de me esconder e afogar no cheirinho a lavado da minha t-shirt. Aproximadamente duas horas mais tarde um cheiro bom no café perto da minha casa onde, antes de ir para o metro, fui comprar uma sandes mista integral que me cheirava e soube extraordinariamente bem. Na baixa e em direcção à escola Ar.Co, para me inscrever num curso, senti o cheiro a Lisboa, o cheiro intenso a xixi espalhado ruas acima; passando pela Sé ao miradouro.. Enfim! Não são necessárias descrições. Depois de inscrita, dirigi-me a Santos para fazer uma nova vaga de inquéritos (impostos pelo estágio para um projecto em desenvolvimento). Mais não é preciso dizer que, quando atravessei as ruas nas costas do mercado da Ribeira e aquele conjunto de restaurantes e ruelas, o cheiro misturou-se entre a carne frita, grelhada, cozido à portuguesa, peixe, lixo e xixi (mais uma vez, VIVA LISBOA!). O último cheiro que me tocou no nariz, de forma mais intensa, foi no caminho para casa, na linha verde do metro de Lisboa, um senhor, já com os seus 70 anos, bem vestidito mas a cheirar a suor e mofo. Mais não vos digo que o pensamento sensorial disto tudo já me dá a volta à cabeça!

No comments: