Thursday, May 31, 2007

A Questão da Reciprocidade

O que é que acontece quando há, ou não há, reciprocidade? Porque é que as pessoas escolhem a reciprocidade? Ou porque é que não a escolhem? Será uma questão de escolher? Não virá isso com as circunstâncias, com as advertências, com as capacidades, as personalidades, os conflitos, os problemas.. Hoje e muito ultimamente deparo-me com um problema sério, ou mesmo problemático, que não tem muito a ver comigo, mas que acaba por me envolver. Dou comigo a ter reacções inconscientes e actos irracionais que, depois me arrependo, mas que me vêm a mostrar mais de outra pessoa. Como eu disse, e essa outra pessoa não acredita, não é por maldade, é mesmo pela falta de reciprocidade e pela 'desconfortabilidade' que existe. Quero eu dizer que, por mim, as pessoas não são más nem boas, as suas acções sim, são más ou boas e isso não é um reflexo da pessoa mas uma atitude, algo que vem dela, com ela. Existe uma pré disposição para maldade ou bondade o que não quer dizer que seja intencional. É algo que acontece. Tudo é em função de nós próprios e a partir de um certo ponto fazemos de tudo para nos protegermos. Quando levamos aquelas bofetadas depois de real esforço pensamos duas vezes antes de nos metermos na situação da outra pessoa e, de qualquer forma, não estamos isentos de a repetir. Digo-vos hoje que por outra vez levei outra bofetada, e sem me intitular de algo, sei que tenho razão e não estou aqui para aturar problemas que não me dizem respeito de uma pessoa com quem, e aqui está ela, reciprocidade. Nada recebi em troca do que fiz e passei a dar nada por aquilo que ela me diz. Não se contenham, nem se calem, digam porque a contenção cria prisão de ventre idealista.

No comments: